Sertralina: dúvidas relacionadas ao álcool, peso corporal e depoimentos

Segundo dados fornecidos pela OMS, cerca de 5,8% da população brasileira sofre de depressão grave. Por isso, hoje vamos analisar e responder algumas das principais perguntas que as pessoas fazem sobre um dos medicamentos mais administrados: a sertralina.

Este artigo é meramente informativo. Sempre consulte um médico.

Sertralina: Resumo das Características do Medicamento

Sertralina emagreceTipo de medicamento: ISRS

Dosagem: Entre 50 e 200mg/dia

Concentração plasmática máxima: Entre 4 e 8 horas após duas semanas de administração

Meia-vida no corpo: 22 a 36 horas

Metabolismo: Hepático

O que é Cloridrato de Sertralina e para que serve

A sertralina é um antidepressivo pertencente ao grupo dos Inibidores Seletivos da Recaptação da Serotonina. Tem uma dupla ação, antidepressiva e ansiolítica e é comumente usado para o tratamento de:

Depressão

Transtorno Obsessivo-Compulsivo: Foi demonstrado que sua administração em conjunto com a Terapia Cognitivo Comportamental é o tratamento mais eficaz.

Transtorno do Pânico: Favorece a diminuição do número de ataques de pânico e, portanto, uma melhora na qualidade de vida dos pacientes.

Transtorno de Déficit de Atenção: Tem se mostrado eficaz porque inibe levemente o transportador de dopamina.

Fobia social

Transtorno de Estresse Pós-Traumático

Transtorno disfórico pré-menstrual

Transtorno de Personalidade Esquizóide

Problemas sexuais (ejaculação precoce)


Desvenlafaxina: O qué é, para que serve, dúvidas e depoimentos


Efeitos colaterais da Sertralina

Quanto aos efeitos indesejados que a sertralina pode causar, encontramos:

Frequentes: náuseas, vómitos, diarreia, dor abdominal, dor de cabeça, dispepsia, anorexia, insónia ou sonolência, ansiedade… a sertralina engorda ou emagrecesertralina emagrce

Pouco frequentes: tremores, tonturas, boca seca, diminuição da libido, sudorese, obstipação, afrontamentos, palpitações, incontinência urinária, perturbações do sono…

No caso de uma possível overdose, deve-se notar que foram encontrados casos em que a administração excedeu até 40 vezes a dose máxima sem ter consequências graves além de náuseas, vômitos, ansiedade, falta de sono, tremores, pupilas dilatadas.

Contra-indicaçoes do Cloridrato de Sertralina

A sertralina é contraindicada nos seguintes casos:

Menores de 6 anos.

– Mulheres grávidas

Se você estiver tomando dissulfiram ou inibidores da monoamina oxidase (IMAOs).

É importante destacar que houve casos de óbito em que foi possível relacionar o uso de sertralina com álcool e/ou tabaco.


Dúvida 1: A sertralina emagrece?

Esta é uma das questões que mais me chamou a atenção e devemos ser cautelosos e claros: a sertralina por si só não nos faz perder peso ou aumentá-lo. A sertralina não é indicada para induzir variações no peso dos pacientes. Porém:

Se uma pessoa sofre de ansiedade e uma de suas manifestações é comer fora do expediente, a sertralina causará uma diminuição dos sintomas ansiosos e, com isso, perda de peso, pois não “picará” tanto.

Se uma pessoa que sofre de depressão, em geral, não tem apetite, a administração de sertralina melhora esses sintomas, podendo, por sua vez, causar uma maior ingestão calórica e, com ela, um aumento do peso corporal.

Dúvida 2: Posso beber álcool enquanto tomo sertralina?

Em geral, podemos dizer que você pode tomar sertralina e beber álcool (sempre com moderação). Normalmente, sua combinação faz com que o indivíduo fique mais sonolento do que se pode ser perigoso em algumas situações como dirigir, trabalhos de risco e outras.

Mesmo assim, devemos sempre ter em mente que a sertralina é uma droga que é metabolizada no fígado, por isso devemos ter cuidado ao ingerir álcool (de fato, há casos conhecidos de morte por overdose de setralina e consumo de álcool ).

Depoimento 1: Mulher, 32 anos. Transtorno de ansiedade

sertralina depoimentos«Eu estive com estresse, ansiedade e depressão por três anos até não aguentar mais. Eles me enviaram sertralina e isso mudou minha vida. Estou tomando há um ano e tem sido o melhor ano da minha vida (em termos de sentimentos, estabilidade emocional, etc.). Agora estou deixando porque já sinto que não preciso. O pior são os efeitos colaterais no início (náuseas, diarréia, falta de apetite, mal-estar físico geral) que geralmente desaparecem após duas semanas.»

Depoimento 2: Homem, 38 anos. Depressão severa

«Estou tomando sertralina há duas semanas para depressão severa e a verdade é que isso me mudou totalmente. Eu realmente quero fazer as coisas mais fortes. Isso é incrível.»

Depoimento 3: Mulher, 25 anos. Transtorno de ansiedade

«Estou tomando sertralina 50mg há duas semanas e há alguns dias senti algumas mudanças no meu humor e menos ansiedade. Os efeitos colaterais no meu caso foram leves, náuseas e sono, mas prefiro isso a sentir a ansiedade que sentia antes.»

Depoimento 4. Mulher, 22 anos. Depressão

«Tomei sertralina por 6 meses, meu médico me disse que é um tratamento leve para aliviar os sintomas da depressão, pois no meu caso eram pensamentos obsessivos ou sensação de não conseguir ser feliz ou se sentir calmo. Sempre fui contra me medicar dessa forma, mas não tinha outra opção e tentei, agora posso dizer que funcionou para mim, ainda faço psicoterapia e mudou minha vida.»

Fluoxetina: Depoimentos e dúvidas: emagrece? engorda?