Segundo dados fornecidos pela OMS, cerca de 5,8% da população brasileira sofre de depressão grave. Por isso, hoje vamos analisar e responder algumas das principais perguntas que as pessoas fazem sobre um dos medicamentos mais administrados: a sertralina.
Este artigo é meramente informativo. Sempre consulte um médico.
Índice
Sertralina: Resumo das características do Medicamento
- Tipo de Medicamento: ISRS
- Dosagem: Entre 50 e 200mg/dia
- Concentração plasmática máxima: Entre 4 e 8 horas após duas semanas de administração
- Meia-vida no corpo: 22 a 36 horas
- Metabolismo: Hepático
O que é Cloridrato de Sertralina e para que serve
A sertralina é um antidepressivo pertencente ao grupo dos Inibidores Seletivos da Recaptação da Serotonina. Tem uma dupla ação, antidepressiva e ansiolítica e é comumente usado para o tratamento de:
- Depressão
- Transtorno Obsessivo-Compulsivo: Foi demonstrado que sua administração em conjunto com a Terapia Cognitivo Comportamental é o tratamento mais eficaz.
- Transtorno do Pânico: Favorece a diminuição do número de ataques de pânico e, portanto, uma melhora na qualidade de vida dos pacientes.
- Transtorno de Déficit de Atenção: Tem se mostrado eficaz porque inibe levemente o transportador de dopamina.
- Fobia social
- Transtorno de Estresse Pós-Traumático
- Transtorno disfórico pré-menstrual
- Transtorno de Personalidade Esquizóide
- Problemas sexuais (ejaculação precoce)
Desvenlafaxina: O qué é, para que serve, dúvidas e depoimentos
Efeitos colaterais da Setralina
Quanto aos efeitos indesejados que a sertralina pode causar, encontramos:
Frequentes: náuseas, vómitos, diarreia, dor abdominal, dor de cabeça, dispepsia, anorexia, insónia ou sonolência, ansiedade… a sertralina engorda ou emagrece
Pouco frequentes: tremores, tonturas, boca seca, diminuição da libido, sudorese, obstipação, afrontamentos, palpitações, incontinência urinária, perturbações do sono…
No caso de uma possível overdose, deve-se notar que foram encontrados casos em que a administração excedeu até 40 vezes a dose máxima sem ter consequências graves além de náuseas, vômitos, ansiedade, falta de sono, tremores, pupilas dilatadas.
Contra-indicaçoes do Cloridrato de Sertralina
A sertralina é contraindicada nos seguintes casos:
- Menores de 6 anos
- Mulheres grávidas
- Se você estiver tomando dissulfiram ou inibidores da monoamina oxidase (IMAOs)
- É importante destacar que houve casos de óbito em que foi possível relacionar o uso de sertralina com álcool e/ou tabaco
Dúvidas sobre a administração
A sertralina emagrece?
Esta é uma das questões que mais me chamou a atenção e devemos ser cautelosos e claros: a sertralina por si só não nos faz perder peso ou aumentá-lo. A sertralina não é indicada para induzir variações no peso dos pacientes. Porém:
- Se uma pessoa sofre de ansiedade e uma de suas manifestações é comer fora do expediente, a sertralina causará uma diminuição dos sintomas ansiosos e, com isso, perda de peso, pois não “picará” tanto.
- Se uma pessoa que sofre de depressão, em geral, não tem apetite, a administração de sertralina melhora esses sintomas, podendo, por sua vez, causar uma maior ingestão calórica e, com ela, um aumento do peso corporal.
Posso beber álcool enquanto tomo sertralina?
Em geral, podemos dizer que você pode tomar sertralina e beber álcool (sempre com moderação). Normalmente, sua combinação faz com que o indivíduo fique mais sonolento do que se pode ser perigoso em algumas situações como dirigir, trabalhos de risco e outras.
Mesmo assim, devemos sempre ter em mente que a sertralina é uma droga que é metabolizada no fígado, por isso devemos ter cuidado ao ingerir álcool (de fato, há casos conhecidos de morte por overdose de setralina e consumo de álcool ).
Ouvi dizer que a sertralina tira os sentimentos: é verdade?
Não não é verdade. Algumas pessoas têm medo de tomar certos medicamentos porque acham que eles enfraquecem seus sentimentos. Outros os pegam justamente com o objetivo de fazer isso acontecer. No entanto, não há medicação que possa atingir ou minar isso.
No entanto, existem doenças e transtornos mentais que podem causar um embotamento dos sentimentos e que, à medida que os processos terapêuticos se iniciam, essas sensações ou sentimentos e pensamentos são interpretados de maneira diferente.
A sertralina deixa você com sono ou causa sonolência?
Um dos possíveis efeitos colaterais da administração deste remédio são os distúrbios do sono, seja por insônia ou hipersonia. No entanto, geralmente é um efeito colateral que desaparece à medida que o tratamento avança até que finalmente desapareça.
Há ocasiões em que a sertralina é acompanhada de outros tipos de medicamentos para combater a insônia. Um dos mais prescritos é a trazodona.
A sertralina pode causar suor excessivo?
Assim como no bruxismo, um dos efeitos colaterais de tomar este medicamento pode ser a transpiração excessiva.
Lembre-se de que, após algumas semanas, esse tipo de efeito colateral desaparecerá gradualmente à medida que o corpo se acostumar.
Em qualquer caso, consulte o seu médico ou médico de referência.
Tomar sertralina causa bruxismo?
Há documentação de que alguns medicamentos, inclusive o cloridrato de sertralina, podem causar, como efeito adverso secundário, no início do tratamento, certo nervosismo que pode levar ao bruxismo. No entanto, é um efeito colateral adverso que geralmente desaparece dentro de algumas semanas após o início do tratamento.
Conheça-nos: Álvarez Psicólogos
Sertralina engorda?
Não é um medicamento especialmente relacionado ao ganho de peso. No entanto, é sempre aconselhável ter uma alimentação saudável e praticar exercício físico regularmente, quer tome medicamentos ou não. (Veja a pergunta “a sertralina emagrece”)
Qual é melhor: sertralina ou fluoxetina?
Não é uma resposta que você precisa encontrar na internet. A situação ideal é aquela em que você pode conversar com seu médico ou psiquiatra de referência e ajustar a medicação e a dose, sempre sob a supervisão deles. De qualquer forma, temos um informativo sobre a fluoxetina que você pode ler.
Você pode tomar cloridrato de sertralina para enxaqueca?
Antidepressivos como sertralina, paroxetina ou fluoxetina são úteis no tratamento da depressão associada a enxaquecas. No entanto, sua eficácia como medicamento antienxaqueca é duvidosa.
O cloridrato de sertralina é indicado como remédio para ansiedade?
Sim, uma das principais indicações ou transtornos para os quais este medicamento é utilizado é para ansiedade e outros transtornos do humor. Também é indicado para o tratamento de TOC, transtorno do pânico, fobia social ou transtorno de estresse pós-traumático.
Dúvidas sobre sertralina e sexualidade
Tentaremos esclarecer algumas das dúvidas mais comuns que as pessoas que tomam sertralina têm e como isso afeta a sexualidade.
A sertralina causa impotência, disfunção erétil ou problemas de ereção?
Em casos extremos, pode haver a possibilidade de que a administração desse medicamento cause impotência. Outros medicamentos SSRI também podem causar esse efeito adverso.
Tenha em mente que é um efeito colateral reversível.
A sertralina afeta a libido?
Sim. O cloridrato de sertralina e outras drogas similares geralmente têm um efeito negativo na libido. Esse efeito é «dose-dependente», ou seja, quanto maior a dose, maior a afetação. É também uma situação reversível.
Lembre-se de que, em geral, quando uma pessoa recebe este remédio, ela geralmente está relacionada a um humor deprimido, que também afeta a libido.
Verifique com seu médico de referência sobre quaisquer alterações ou modificações necessárias.
A sertralina funciona para ejaculação precoce ou causa atraso ejaculatório?
Sim, é bastante comum que a administração desse medicamento cause atraso ejaculatório. Por outro lado, tenha em mente que este é um efeito colateral reversível e que, quando a medicação é reduzida, tende a desaparecer.
Mulher, 32 anos. Transtorno de ansiedade
«Eu estive com estresse, ansiedade e depressão por três anos até não aguentar mais. Eles me enviaram sertralina e isso mudou minha vida. Estou tomando há um ano e tem sido o melhor ano da minha vida (em termos de sentimentos, estabilidade emocional, etc.). Agora estou deixando porque já sinto que não preciso. O pior são os efeitos colaterais no início (náuseas, diarréia, falta de apetite, mal-estar físico geral) que geralmente desaparecem após duas semanas.»
Homem, 38 anos. Depressão severa
«Estou tomando sertralina há duas semanas para depressão severa e a verdade é que isso me mudou totalmente. Eu realmente quero fazer as coisas mais fortes. Isso é incrível.»
Mulher, 25 anos. Transtorno de ansiedade
«Estou tomando sertralina 50mg há duas semanas e há alguns dias senti algumas mudanças no meu humor e menos ansiedade. Os efeitos colaterais no meu caso foram leves, náuseas e sono, mas prefiro isso a sentir a ansiedade que sentia antes.»
Mulher, 22 anos. Depressão
«Tomei sertralina por 6 meses, meu médico me disse que é um tratamento leve para aliviar os sintomas da depressão, pois no meu caso eram pensamentos obsessivos ou sensação de não conseguir ser feliz ou se sentir calmo. Sempre fui contra me medicar dessa forma, mas não tinha outra opção e tentei, agora posso dizer que funcionou para mim, ainda faço psicoterapia e mudou minha vida.»