Hoje vamos dedicar um artigo inteiro à Indapamida. Um medicamento diurético daqueles que às vezes são popularmente chamados de «pílulas de água».
A hipertensão arterial é, do ponto de vista epidemiológico, o fator de risco cardiovascular mais prevalente no mundo. Estima-se que 26% da população adulta mundial tenha hipertensão, o que representa cerca de 1 bilhão de pessoas.
Observe que este artigo é apenas para fins informativos. Não hesite em consultar o seu médico de referência sobre qualquer circunstância relativa à sua administração ou outros aspectos.
Índice
O que é a Indapamida
A indapamida é um medicamento diurético tipo tiazídico. Atuam aumentando a quantidade de urina produzida pelos rins, auxiliando na eliminação de líquidos, favorecendo a redução de inflamações e retenção de líquidos que podem causar problemas cardíacos. No entanto, ao contrário de outras drogas, causa apenas um ligeiro aumento no volume de urina.
Desempenha essa função inibindo o sistema de transporte de Na+ CI- no túbulo distal renal, diminuindo a reabsorção de Na+ e aumentando sua excreção.
Sua administração geralmente é por via oral e preferencialmente pela manhã. Geralmente deve ser engolido inteiro, sem mastigar, com um copo de água.
Indapamida para que serve
A indapamida é usada para tratar as seguintes condições:
– Hipertensão arterial
– Retenção de liquidos
– Insuficiência cardíaca descompensada
Como outros anti-hipertensivos, a indapamida não serve para curar a hipertensão, embora ajude a controlá-la.
«Sertralina me fez sentir bem. Eu sei que não sou um caso único.»
Efeitos secundários
Al igual qualquer outro medicamento, a indapamida pode ter efeitos colaterais após a administração. Alguns deles estão listados abaixo:
– Frequentes: Diminuição do nível de potássio, o que pode causar fraqueza muscular. Reações alérgicas, principalmente dermatológicas, como erupções cutâneas, principalmente em pessoas com predisposição a sofrer esse tipo de reação.
– Pouco frequentes: vómitos, erupção cutânea purpúrica (aparecimento de pontos ou manchas vermelhas na pele).
– Raros: Cansaço, tonturas, dores de cabeça, parestesia (sensação de formigueiro). Sintomas digestivos, como náusea, constipação ou boca seca. Aumento do risco de desidratação, particularmente em idosos e em pacientes com insuficiência cardíaca congestiva.
– Muito raros: hipotensão arterial, distúrbios do ritmo cardíaco, distúrbios renais, inflamação do pâncreas, distúrbios hepáticos, anemia…
«O sofrimento da belonefobia me levou ao limite. Agora me sinto liberado»
Contra-indicações
Algumas das contra-indicações que a indapamida tem são:
– Hipersensibilidade à Indipamida.
– Medicamento apenas para adultos. A sua segurança e eficácia em crianças e adolescentes não foram estabelecidas.
– Gravidez
– Evitar durante a lactação
– Produz reações de fotossensibilidade.
– Sofre de doença renal grave.
– Se sofre de doença hepática grave ou sofre de uma doença chamada encefalopatia hepática.
– Se tiver um nível baixo de potássio no sangue.
– Sofreu recentemente um acidente vascular cerebral.
– Se estiver a tomar medicamentos para tratar arritmias cardíacas.
– Para outras situações consulte o seu médico de referência.
A indapamida emagrece?
Hay pessoas usam diuréticos como método para perder peso porque esses medicamentos ajudam o corpo a eliminar o líquido acumulado. No entanto, você deve saber que esse tipo de medicamento não elimina gordura, portanto, você só perderá volume e também o fará de maneira muito agressiva para o seu corpo: Os diuréticos, além da água, também favorecem a eliminação de nutrientes essenciais que seu corpo precisa.
Os diuréticos podem causar impotência?
Embora o percentual seja muito baixo, um dos possíveis efeitos adversos do uso de diuréticos em homens é que eles aumentam o risco de impotência. A disfunção erétil ocorre porque, ao tomá-los regularmente, o fluxo sanguíneo para o pênis diminui e também os impulsos nervosos para essa área, o que retarda a ereção.